U.F. de Braga São Lázaro e São João do Souto U.F. de Braga São Lázaro e São João do Souto

Notícias

Inauguração da Loja Social da ESAS

Inauguração da Loja Social da ESAS

15-MAI-2024

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio aproveitou o Dia da Família para inaugurar uma Loja Social, cujo objetivo é apoiar os alunos e as suas famílias de maneira discreta e digna. A nossa junta esteve presente na sua abertura, sendo esta uma iniciativa que aplaudimos vivamente. A abertura desta loja foi viável graças ao projeto "Cuidar para Integrar", que venceu a iniciativa Bairro Feliz, promovida pelo Pingo Doce.Agradecemos ao Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio pelo convite, e reforçamos o nosso apoio e parceria para trabalhar em rede com a Loja Social de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto.

Ler mais...
Festa da Família e da Primavera na EB1 do Carandá

Festa da Família e da Primavera na EB1 do Carandá

15-MAI-2024

Aceitamos o convite e juntamo-nos à "família" educativa da EB1 do Carandá na Festa da Família e da Primavera. E que festa! Foi uma manhã muito bem passada com tantos sorrisos e uma boa disposição muito contagiante. A todos os professores, auxiliares, associação de pais, e alunos envolvidos nesta atividade super dinâmica, muitos parabéns!

Ler mais...
Inauguração da Creche de Santo Adrião

Inauguração da Creche de Santo Adrião

15-MAI-2024

Marcamos presença, no passado dia 15 de maio, na abertura do novo polo da creche de Santo Adrião, o quarto polo da instituição. Esta resposta permite integrar na "Creche Feliz" mais 46 crianças. O vice-presidente do Centro Cultural e Social de Santo Adrião, João Silva, destacou os desafios atuais no campo social, que impedem muitas famílias de conseguirem trabalhar e cuidar dos filhos em simultâneo, sendo responsabilidade das instituições propor uma solução a esta problemática. "Esta resposta só foi possível graças à colaboração das várias instituições aqui presentes", adiantou.Discursaram também a Sr.ª Vereadora da Educação e Coesão Social do Município de Braga, Dr.ª Carla Sepúlveda, o Dr. João Ferreira, Diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, Miguel Pires em representação da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto e ainda o Dr. Firmino Marques, amigo e benfeitor do CCSSA. Todos enalteceram a capacidade e resiliência da instituição e da importância da conjugação de esforços para a "creche Feliz".Felicitamos novamente a instituição, pela resiliência e rápida resposta face a estes pedidos da nossa comunidade.

Ler mais...
Apresentação das Festas de S. João

Apresentação das Festas de S. João

14-MAI-2024

Participamos na apresentação das festas de S. João deste ano.Os festejos decorrerão entre 14 e 24 de junho, e o programa de 2024 promete muita animação.Relembramos que no dia 18 de junho, a diversão estará a cargo dos “Sinos da Sé”, com um concerto junto à igreja de S. João do Souto. Ansiosos pelo S. João 2024?

Ler mais...
OP 2024: Projetos Vencedores

OP 2024: Projetos Vencedores

13-MAI-2024

Divulgamos a lista de projetos vencedores do OP 2024. Parabéns a todos os que participaram. Para os vencedores deste ano um cumprimento especial.Área da Ação Social:- Projeto “Festa/Convívio das Crianças”: 124 (cento vinte quatro) votos;- Projeto “Interligados (social e tecnologicamente)”: 30 (trinta) votos;- Projeto “Loja Social São Lázaro e São João do Souto”: 27 (vinte sete) votos;- Projeto “Impermeabilização do telhado da sede da Associação de Reformados do Parque da Ponte”: 21 (vinte um) votos;- Projeto “Parentalidade com vida”: 8 (oito) votos;- Projeto “Sénior+Além”: 8 (oito) votos;- Projeto “Feira de Emprego+45”: 7 (sete) votos;- Projeto “Passeios interculturais: Interculturalidade, música e cidadania nos bairros”: 7 (sete) votos.Área da Cultura:- Projeto “Musical BEKIND Além Fronteiras”: 138 (cento trinta oito) votos;- Projeto “Arraial de S. João”: 104 (cento quatro) votos;- Projeto “Aulas de música para (b)EN’CANTAR”: 34 (trinta quatro) votos;- Projeto “Arte Urbana”: 7 (sete) votos;- Projeto “Reabilitação das coberturas do edifício da AAAEICBRAGA”: 7 (sete) votos;- Projeto “MOSTRA”, 5 (cinco) votos;- Projeto “O que sabemos de cor”: 3 (três) votos.Área da Educação: - Projeto “Multiplicadores da Boa Ação-Capacitação para a cidadania ativa”: 101 (cento um) votos;- Projeto “Jogar e socializar com Ténis de Mesa”: 44 (quarenta quatro) votos;- Projeto “Histórias à sombra”: 44 (quarenta quatro) votos;- Projeto “Aprender com os Sentidos”: 4 (quatro) votos;- Projeto “Recuperação da Sala da Componente de Apoio à Família (CAF)”: 0 (zero) votos.Área da Juventude:- Projeto “Formação Inclusiva BEKIND”: 165 (cento sessenta cinco) votos;- Projeto “Grande Gincana da Juventude de S. Lázaro e S. João do Souto”: 140 (cento quarenta) votos.Obrigado a todos.

Ler mais...
Assembleia de Freguesia

Assembleia de Freguesia

30-ABR-2024

Realizou-se na passada terça-feira, dia 30 de abril, pelas 21:30, mais uma Assembleia de Freguesia.No final, houve ainda oportunidade para brindar aos 50 anos do 25 de abril.Agradecemos o acolhimento e disponibilidade do Museu do Traje.

Ler mais...
26 de Abril Projeto: Festa da Democracia - Praça Município

26 de Abril Projeto: Festa da Democracia - Praça Município

26-ABR-2024

No dia 25 de abril de 1974, em Braga, uma cidade conhecida por ser conservadora e moralmente reservada, não houve grandes celebrações da Revolução dos Cravos. Enquanto alguns estudantes deixaram as salas de aula e saíram às ruas, a maioria preferiu ficar em casa, acompanhando os acontecimentos em Lisboa através do rádio. Este comportamento não foi surpreendente para uma cidade que era considerada "a capital moral do fascismo", como descrito pelo capitão de Abril Rui Guimarães. Afinal, foi em Braga que, em 28 de maio de 1926, o General Costa Gomes deu início ao Estado Novo. Somente no dia seguinte, 26 de abril, é que o povo começou a ganhar coragem. Marcharam pelas ruas e se reuniram na Praça do Município, onde ocorreu a primeira grande manifestação em prol da liberdade.Recordaram-se as intervenções históricas de figuras como José Manuel Mendes, Luísa Caeiro, Lestra Gonçalves, Capitão Soares Leite e outros. Pretendem encenar o comício com a participação de militares (Associação 25 de Abril e Regimento de Cavalaria), escolas, sindicatos, advogados, comerciantes, sacerdotes e todos em conjunto com a Companhia de Teatro Profissional Mala D’arte, com o apoio da Rede Nacional de Artes e da RUM - Rádio Universitária do Minho.Parabéns a todos os envolvidos por este momento tão inspirador.Viva Abril! Viva a Liberdade!

Ler mais...
Cerimónia do Hastear da Bandeira da Eco-Freguesias

Cerimónia do Hastear da Bandeira da Eco-Freguesias

22-ABR-2024

Apresentação da Bandeira Eco-Freguesias.Para celebrar o dia da terra, apresentamos a bandeira Eco-Freguesia, galardão atribuído este ano pela primeira vez à nossa freguesia e que representa o nosso compromisso com o caminho da sustentabilidade. Foram dezenas as crianças e jovens da freguesia a cantar a música de Miguel Oliveira “Reduzir, Reutilizar e, por fim Reciclar”. Miguel Pires, presidente da junta, salientou o simbolismo da “festa” salientando o compromisso da nossa comunidade com o caminho de Sustentabilidade. O Sr. Vereador do Ambiente, Altino Bessa, realçou a importância desta distinção referindo a ambição de desafiar outras juntas de freguesia a fazer a candidatura.Cumprir estes critérios não foi tarefa fácil, e implica uma mudança gradual mas significativa de toda a comunidade, envolvendo as escolas, famílias e toda a organização da nossa comunidade. Apenas a nossa freguesia e S. Vicente, no concelho de Braga teve, até agora, esta distinção, mas esperemos que muitas outras sigam este caminho.Agradecemos a todos quantos se juntaram a nós na celebração desta "festa pela sustentabilidade". Ao Município de Braga, representado pelo Sr. Vereador, Engº Altino Bessa, que em boa hora nos incentivou a candidatar. À AGERE, representada pelo seu Administrador, Dr. Rui Morais, que também nos ajudou a trazer água para os nossos convidados mais pequenos. À Santa Casa da Misericórdia de Braga, sempre bem representada pelo Sr. Provedor, Dr. Bernardo Reis. À Irmandade de Santa Cruz, representada pelo Sr. Provedor, Dr. Fernando Rodrigues. Aos agrupamentos de Escolas André Soares na pessoa da sua Diretora, Drª Graça Moura, ao Agrupamento de Escolas D. Maria II, representado pela Srª Diretora Drª Angela Meireles e sua equipa. Ao Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, EPB, Externato Paulo VI, Colégio D. Pedro V e Administração do Grupo Simbiente.Obrigado a todos!

Ler mais...
Roteiro da Resistência e Lugares de Poder em Braga (1926/1975)

Roteiro da Resistência e Lugares de Poder em Braga (1926/1975)

14-ABR-2024

A Fundação Bracara Augusta ao associar-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, promove no dia 14 de abril pelas 10 horas, um “Roteiro da Resistência [e Lugares de Poder] em Braga (1926/1975)”, que contou com o apoio do Município de Braga, da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, e da Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga.Pretendemos com este roteiro itinerário fixar uma referência do património histórico da cidade de Braga, que permita melhor contextualizar os protagonistas, os espaços e os momentos dramáticos vividos ao longo do nefasto período da ditadura que isolou o País, constituindo, simultaneamente, uma sugestão didática para o despertar de memórias e aprofundar os conhecimentos sobre a nossa história comum.O movimento militar que partiu de Braga em 28 Maio 1926 e depois instaurou a Ditadura Militar marca simbolicamente o início da Resistência neste concelho, que se prolongou durante 48 anos.Na luta pela Liberdade e pela Democracia participaram muitos cidadãos de diversas orientações políticas, desde os republicanos aos comunistas, dos democratas antifascistas aos católicos progressistas. E milhares de anónimos que se opuseram a um poder iníquo.Enfrentaram com coragem e persistência as contínuas perseguições movidas pelo aparelho repressivo do Estado Novo, que chegou a levar alguns à prisão e à tortura.As ações da Resistência aconteceram em lugares concretos, muitas vezes onde pontificavam os detentores do poder. Este Roteiro recorda alguns desses locais, pessoas e ações conspirativas que contribuíram para essa caminhada pela Liberdade, finalmente conquistada em 25 de Abril de 1974. Esta iniciativa também procura ser um momento de homenagem a todos eles.A iniciativa contará com a presença de Miguel Sopas de Melo Bandeira; de Henrique Barreto Nunes; Victor Louro e José Manuel Mendes, e ao qual se associaram outros democratas de Braga numa reflexão que acompanhará a visita guiada.

Ler mais...

© 2024 União de Freguesias de Braga São Lázaro e São João do Souto. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia