X Jantar Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga dedicado ao Tema Habitação
18-NOV-2023

Cerca de 550 pessoas marcaram presença, ontem à noite, no X Jantar Humanitário da Cruz Vermelha de Braga. O número espelha a aproximação da população de Braga à causa da Cruz Vermelha Portuguesa. A verba angariada vai servir para apoiar as cerca de 100 pessoas que procuram a delegação de Braga para terem acolhimento.
“Todos os dias nos deparamos com pessoas com dificuldades de habitação. Este ano, o tema, ‘Direito à Habitação’, alerta para este problema grave que é transversal a todos. A crise toca a todos, mas a sociedade está sensibilizada para este problema. Vamos atenuando este problema”, indicou Armando Osório, presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.
O ponto alto do jantar foi a homenagem ao comendador Avelino Gonçalves, fundador da empresa ‘Navarra Alumínios’. “O senhor comendador Avelino, para além do seu espírito inovador, tem pautado a sua actividade com uma inexcedível generosidade, tendo incutido na sua empresa um espírito de responsabilidade social que é um exemplo neste concelho e no país”, justificou Armando Osório. A vereadora da Coesão Social na Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, considerou que a Cruz Vermelha de Braga “é um parceiro fudamental para a nossa acção social. É uma entidade fundamental para as respostas dos serviços de acção social. Tem sido um parceiro de primeira linha”.
Miguel Pires, presidente da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, também destacou o papel da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa para responder às necessidades da população. “É uma peça importante na acção social da nossa área. É um parceiro importante para a União de Freguesias e agora ainda mais com a transferência de competências na área social. Temos trabalhado mais em conjunto e a perspectiva é estreitar mais os laços”, indicou Miguel Pires.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, também fez questão de marcar presença no jantar humanitário. “A Cruz Vermelha é uma referência a nível nacional e internacional. A Cruz Vermelha de Braga tem desenvolvido uma actividade muito intensa em diversas áreas, dando apoio aos mais fragilizados e, principalmente aos sem-abrigo. O jantar permite angariar fundos para dar continuidade às suas funções”, frisou Bernardo Reis.
Esta notícia foi produzida pela Correio do Minho.